sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Projeto Zona rural e zona urbana

Projeto: O campo e a cidade,tão diferente, porém iguais em importância
Tema: Zona Urbana e Zona Rural
Turma: 4ºAno.

Objetivo Geral:
            Trabalhar as diferenças existentes entre a zona rural e a urbana, de modo atualizado, e a importância de cada uma delas para o meio em que vivemos, notando que elas são manifestações do espaço de realidades sociais relativamente diferentes nesses espaços.

Metodologia:
Desenvolvimento das aprendizagens e atividades mediante:
ñ     Leituras de textos, gráficos, imagens, paisagens.
ñ     Desenhos utilizando diferentes técnicas.
ñ     Construção de gráficos, maquetes, painéis e uma horta.
ñ      Modelagem em argila ou gesso.
ñ     Pesquisa em livros ou internet .
ñ     Entrevistas com diferentes pessoas de diferentes idades e espaços.
ñ     Visitação em diferentes localidades dentro do município.
ñ     Uso de notícias atualizadas.
ñ     Uso de um vídeo sobre o tema.
ñ     Jogos, brincadeiras, músicas referentes a cada local.
ñ     Trazer profissionais de órgãos públicos e especialistas na área. Ex: veterinário.
ñ     Trazer um pai ou uma pessoa que trabalha na Zona Rural e outra que trabalha na Zona Urbana para conversar com as crianças.
ñ     Debate.
ñ     Uso mapas para localização.
ñ     Elaboração de textos, histórias em quadrinhos, histórias matemáticas.
ñ     Releituras de obras.
ñ     Parábolas.


Atividades:

Português
Trabalhar as características de cada zona e pedir que os alunos confeccionem um cartaz sobre as características da  zona rural e zona urbana.

Uso de textos sobre o tema, para trabalhar com vocabulário e interpretações de texto.

Trabalhar com o vídeo “ CHICO BENTO – NA ROÇA É DIFERENTE com os alunos, para que eles observem os elementos da história quanto os ambientes apresentados, comentar sobre o que o vídeo esta trazendo e que possam trazer as experiências passadas por eles junto às famílias que moram na zona rural e também na zona urbana, e que depois disso eles recriem uma história em quadrinhos sobre o vídeo, só que ao invés de se passar na zona rural agora ela deve se passar na zona urbana.

Utilizar a obra de um artista que tenha pintado sobre o tema e pedir que as crianças criem uma história utilizando a interpretação que fizeram do quadro.

Debate entre os alunos da sala. A sala será dividida em dois grupos, cada grupo conta sobre as vantagens e desvantagens em morar na Zona Urbana e Rural.

Geografia
Construir e analisar gráficos sobre o crescimento de um município quanto sua população na zona urbana e rural, utilizar o mapa do município para localização dos locais com maior índice de população ou de migração.

Fazer entrevista com pessoas sobre:
ñ     Nasceram na zona urbana ou rural?
ñ     Se migraram de lugar? Por que migraram?
ñ     Os costumes do lugar de origem? Permanecem na memória? Usam ainda?
ñ     Quais as mudanças que ocorreram nos dois contextos nesses últimos anos?

Pedir aos alunos se no município em que vivemos existe zona rural. Utilizar o mapa do município para mostrar aos alunos a zona rural do município, explicando onde se localiza.


Criar um produto e fazer propaganda para vender esse produto.

Diferenças e semelhanças dos dois locais de forma atualizada, utilizando as fotos tiradas pelos alunos, imagens dos locais, elementos dos textos e histórias trabalhadas com as crianças sobre o tema.

Pedir para que as crianças pesquisem em livros ou internet se é só nas cidades que  há poluição. Trabalhar com elas que na Zona rural também tem poluição.

Entregar para os alunos o mapa do município  com a zona rural em destaque e os alunos deverão acrescentar os produtos produzidos neste local e que trazem muitos benefícios para a cidade depois disso, pode ser trabalhado ainda os produtos produzidos em cada zona. De que origem são estes produtos. Como são fabricados. Como chegam até as nossas casas. Os preços de venda destes produtos.

História
Visitação na zona urbana e rural do município. No dia do passeio as crianças receberam um quadro sobre o que elas devem prestar mais atenção no passeio, elas devem tirar fotos sobre o que chamou-lhes a atenção. Os alunos devem prestar atenção nos sons, elementos, odores, sensações e paisagens de cada local e anotar no quadro que cada uma ganhou as sensações em cada local. Origem dessas famílias.

Trazer noticias sobre os problemas sociais enfrentados na Zona urbana e rural. Trabalhar os movimentos.

Projeto sobre migração e imigração.

Identificar e relacionar os movimentos sociais, as realidades geográficas urbanas e rurais.

Trazer um pai ou uma pessoa que trabalha na Zona Rural e outra que trabalha na Zona Urbana para conversar com as crianças.
Ciências
Visitar uma fábrica para ver o processo de fabricação de algum produto que tenha como matéria prima algo da Zona Rural e que depois é vendido nas cidades.

Utilizar revistas de empresas.

Fazer uma horta com as crianças, mostrar para elas como os agricultores cultivam suas plantações,qual a importância de preservar o meio em que vivemos para termos uma boa colheita.

Falar sobre os agrotóxicos que muitas vezes são usados nas plantações  (riscos para a saúde, danos ambientais);
Artes
Colocar um painel no chão para que as crianças montem uma cena que lhe chamaram atenção na visita que fizeram a zona urbana e rural  utilizando somente retalhos de tecidos e tiras de jornais.

Construção de uma maquete dos dois espaços, que elementos aparecem em cada espaço, utilizando materiais recicláveis e modelagens em gesso ou argila.

Fabricação de brinquedos, quadros, quais as diferentes formas de brincar de cada zona.

Matemática
Construção e resolução de histórias matemáticas.

Trabalhar o calendário da colheita e o porquê.

Trabalhar com as crianças quanto é um hectare, quilograma.

Tabelas sobre quanto os agricultores ganham sobre os produtos que vendem na cidade.

Fazer um levantamento de quantos alunos moram na zona rural e urbana e construir um gráfico para expor na escola.

Fazer com as crianças uma receita de um bolo natural de frutas e um chá utilizando as cascas das frutas. Mostrar a importância do reaproveitamento dos alimentos.
Educação Física e música


Religião
Trabalhar sobre os tipos de brincadeiras, jogos e músicas característicos de cada local, na teoria e na prática.


Estudo das crenças e religiões que se encontram na Zona Urbana e Zona Rural.
Trabalhar sobre a parábola do Semeador


Avaliação:
            Além da participação nas atividades propostas que servem para identificar as características de cada contexto e mostrar a importância da zona rural e urbana, algumas atividades complementares feitas em casa como entrevistas vão fazer parte da avaliação, o interesse dos alunos durante as aulas e atividades, o comprometimento com as tarefas, o comportamento com os colegas e professores  e um aprendizado significativo.
Referências Bibliográficas:

Sites: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/rural-urbano-diferentes-paisagem-cada-vez-mais-misturados-427638.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/caminhada-pelo-entorno-escola-427492.shtml


http://www.apromac.org.br/ea005.htm

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/paisagens-campo-cidade-olhares-427054.shtml

Revista:  Projetos escolares para ensino Fundamental, Editora Online

Livros: SZTERLING, Silvia. Coleções primeiras noções;História e Geografia Vol.3

NEMI, Ana Lúcia Lana. Novo tempo: história e geografia, 3º série\ Ana Lúcia Lana Nemi, João Carlos Martins- São Paulo: Scipione, 1999-(Coleção novo tempo).

SOUZA, Marina Nascimento. Estudos Sociais. São Paulo: Editora Ática, 1996